Em uma de minhas leituras, me deparei com uma frase de Osho onde ele sabiamente disse: “Você é uma obra de arte – Impossível de repetir, incomparável e absolutamente única”.
E isso é uma grande verdade, cada um de nós possui em sua essência qualidades, defeitos, manias e talentos únicos. Podemos em algumas situações pensar e agir semelhantes a outras pessoas, mas mesmo assim nunca iguais em sua totalidade.
Porque então, no mundo corporativo ouvimos tanto a frase: “Ninguém é insubstituível.” ?
Se considerarmos esta frase uma verdade absoluta, como justificar tantos comentários do tipo: “Nunca vai existir alguém como Ayrton Senna.” ou “O Mundo nunca mais terá alguém como Mahatma Gandhi!”. E pensando bem, quem substituiu Steve Jobs? Madre Teresa de Calcutá? Carmem Miranda ou Albert Einstein? E tantos outros que marcaram a história?
A diferença está no legado que o talento dessas pessoas deixaram. São exemplos seguidos por muitos, que inspiraram e inspiram até hoje, e que ainda irá perdurar por muitas gerações.
Então a pergunta que faço é: O que você, profissional desse mercado cada vez mais exigente, tem feito para que o seu talento na empresa seja insubstituível? Que legado você está construindo?
Seja Insubstituível, não porque não podem te trocar por outra pessoa, mas porque seu talento nunca será esquecido!